Floresta da Tijuca

 

A Floresta da Tijuca é uma das três áreas do Parque Nacional da Tijuca - as outras duas têm como principais referências os morros do Corcovado e a Pedra da Gávea, incluindo seus arredores. Ela, além de maior floresta artificial é também a maior emárea urbana no mundo.Composta por três grandes conjuntos de matas, o acesso é fácil e diversificado. Pode-se chegar a este paraíso natural a partir dos bairros da Tijuca, Botafogo, Jardim Botânico, Gávea, São Conrado, Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Grajaú, Vila Isabel, Rio Comprido e Laranjeiras.

Sua história data de 1861, quando D. Pedro II mandou que se replantasse, com espécies nativas, uma grande extensão de terras que haviam sido desmatadas para plantio e extração de madeira. É, portanto, a primeira iniciativa de reconstituição ecológica de que se tem notícia no Brasil.

A Mata Atlântica é uma floresta única no mundo, e, por esse motivo, recebeu o registro de Reserva da Biosfera da Unesco. Ela se estendia por quase todo o território brasileiro, de Pernambuco ao Rio Grande do Sul. Conseguiu-se preservar apenas 3% da Mata, dos quais 14% desse total está no Rio de Janeiro.

Habitada por pequenos animais, a riqueza da mata é deslumbrante. Ali encontram-se espécies como: murici, ipê-amarelo, ipê-tabaco, angicos, caixeta-preta, cambuí, urucurana, jequitibá, araribá, cedro, ingá, açoita-cavalo, pau-pereira, cangerana, canela, camboatá, palmito, brejaúba, samambaiaçu, quaresmeira, caeté e pacova - além de musgos e líquens.

A Floresta da Tijuca é tão grande que, para conhecê-la em suas principais belezas e construções históricas, são necessários dois dias. Alguns de seus principais pontos turísticos são:

  •     Área do Corcovado: Cristo Redentor, Paineiras, Mirante Dona Marta;
  •     Pontos de observação: Vista Chinesa, Mesa do Imperador, Mesa Redonda, Curva dos Bonecos);
  •     Floresta da Tijuca: Cascatinha, Grutas, Excelsior, Caminho do Bom Retiro e outros;
  •     Outras belezas naturais: Garganta do Mateus, Serra dos Pretos Forros, Represa dos Ciganos.

Além das belezas naturais, os vários setores da Floresta são ideais para trilha, montanhismo, skatismo, etc. Para quem prefere apenas contemplar a natureza, há locais para pique-nique.