Circuito do Café

 

Em uma região bem próxima ao Rio de Janeiro - (Região do Piraí) - em meio à Mata Atlântica, é possível fazer-se uma viagem no tempo para observar todo o esplendor e luxo em que viveram os primeiros "BARÕES DO CAFÉ" do Brasil.

Luxuosas fazendas com suas CASAS GRANDES E SENZALAS, abrem as portas à visitação como museus vivos, testemunhas da nossa história. O tour consiste em um pernoite no Hotel Fazenda Arvoredo, uma caminhada na Mata Atlântica e visitação a fazendas próximas.

Na chegada ao hotel à noite, é feita uma representação de como seria a vida na época do apogeu do café na região. Na manhã do dia seguinte, há uma caminhada por uma trilha em meio à Mata Atlântica e uma visita a fazendas próximas, onde se percebe a interligação das antigas estradas com a Trilha do Ouro Negro, antiga via de escoamento do café da região até o porto de Mangaratiba.

Em todas as fazendas visitadas, há explicações de como a casa funcionava e de como os serviços escravos eram realizados. Em muitas delas há artigos da região para venda tais como cachaça, biscoitos, lingüiças e compotas, todos fabricados artesanalmente. Para os que apreciam uma boa música, a cidade de Conservatória, localizada a 15 minutos do Hotel Fazenda Arvoredo, já é uma tradição da "Seresta" atraindo visitantes de todo Brasil, e um centro de boemia da região com vários restaurantes e bares que ficam abertos por toda a madrugada.

Mais informações deste roteiro na MC Flats, pelo email turismo@mcflats.com.br